segunda-feira, 23 de abril de 2018

PRODUÇÃO DE TEXTO

Oi, gente!!!

Semana passada realizei uma atividade de produção de texto com a minha turminha. No ano passado a minha turma estava no 2º ano e suas produções eram basicamente recontar fábulas, contos de encantamento e lendas, mas agora no 3º ano as crianças vão começar a criar suas próprias histórias.

Diante disso, resolvi levar para a sala de aula alguns elementos que auxiliarão os alunos a elaborar melhor os textos. Depois fiz um sorteio e a cada conectivo sorteado, uma criança identificava em qual parte da história melhor se encaixava e colava no cartaz abaixo.

Após isso, os alunos fizeram uma produção de texto em dupla, utilizando alguns conectivos do cartaz e de acordo com os combinados feitos coletivamente: 

Personagem principal: burro, do filme Shrek.
Características físicas: tem quatro patas, é cinza e dentuço.
Características de personalidade: é alegre, engraçado e tagarela.
Lugar: floresta.
Problema: o burro se perdeu.

A atividade foi muito proveitosa, a maioria conseguiu utilizar os conectivos, mas ainda temos um bom caminho a percorrer, estamos apenas no começo.

Beijinhos,
Tia Bia



12 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho, estou maravilhada. Tenho uma duvida precisamos trabalhar turo em uma aula só, ou em três aula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris. Então, nessa aula específica da postagem acima eu levei 3 tempos de aula pra fazer com a turma todo esse processo. Eu acho que 3 tempos é o prazo máximo, caso você ache que precise continuar, sugiro que continue outro dia para não ficar massante para as crianças.

      Beijinhos e obrigada pelo carinho.

      Tia Bia

      Excluir