quinta-feira, 22 de março de 2018

MOSTRA PEDAGÓGICA - AULA DE CIDADANIA

Oi, gente!!!

Bom, hoje vou postar a terceira atividade que fiz pra Mostra Pedagógica da escola que trabalho, o Colégio Pedro II - Campus Realengo I, onde todos os professores fazem a exposição dos trabalhos desenvolvidos com suas turmas. Se você ainda não viu as atividades que postei anteriormente, é só clicar nos links a seguir: Projeto Extraordinário e Projeto Baía de Guanabara.

Terceira atividade: CARTEIRINHAS DE IDENTIDADE - UMA AULA DE CIDADANIA
Turma: 2º ano

Um dos conteúdos que trabalhamos em Estudos Sociais foi sobre a nossa história quanto pessoas, conversamos que a história de cada pessoa começa no momento do seu nascimento e, com o passar do tempo, os acontecimentos e as transformações que passamos vão formando a história de vida de cada um. Reunimos várias fotos dos alunos quando eram bebês, sentamos em roda e fizemos comparações, observamos as semelhanças e as diferenças entre as fases observadas.

Após essa introdução, expliquei que quando um bebê nasce, deve ser registrado e passa a ter uma certidão de nascimento. Informei que esse documento é uma prova de que aquela pessoa existe e que são registradas informações que identificam sua origem, como nome e sobrenome, data, hora e local de nascimento, nome dos pais e dos avós e que ela é um dos primeiros documentos da nossa história pessoal. Depois, realizaram uma pesquisa onde deveriam encontrar essas informações nas suas certidões.

Num outro momento, conversamos sobre outros documentos que as pessoas passam a ter quando crescem e a importância que cada um tem pra nossa história, além de garantir vários direitos. Falamos do cartão de vacinação e sua função e, também, da carteira de identidade. Mostrei a minha para todos da turma, eles puderam manusear e observar que o documento traz a fotografia, o nome completo, data e local de nascimento, nome dos pais, número de registro e assinatura. Uma coisa que chamou a atenção deles foi a digital e eu expliquei que é o desenho formado por elevações na pele dos dedos e são únicas em cada pessoa, nem mesmo irmãos gêmeos possuem digitais iguais.

Nessa hora, falei que iríamos confeccionar a nossa carteira de identidade de mentirinha e eles simplesmente amaram. Eu já tinha uma fotinho de rosto de cada criança da sala, então, montei no Word mesmo uma estrutura semelhante à carteira de identidade, mas somente a parte da foto com digital e assinatura. Os alunos ficaram muito felizes em assinar seus nomes e carimbar o polegar, sentiram-se orgulhosos e queriam mostrar para todo mundo. Utilizamos a identidade para algumas atividades na escola, por exemplo, no momento de realizar empréstimo de livros. 

Para expor na Mostra Pedagógica, peguei um guarda-chuva bem colorido, utilizei como fundo e pendurei as identidades nele, como móbiles. O colorido acabou chamando a atenção de vários visitantes que passavam pelo local e paravam pra ver as assinaturas das crianças. Abaixo estão algumas fotos.

Beijinhos,
Tia Bia






Nenhum comentário:

Postar um comentário