segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


“Quando falamos bullying, estamos nos referindo à violência que ocorre no território escolar, e que é sempre intencional, repetitiva e sempre traz um desnível de poder, ou seja, o agressor sempre está em vantagem física ou numérica sobre a vítima”

Olá, pessoal! É isso aí, hoje o assunto é bullying.

Bom, a médica psiquiatra, professora e especialista em medicina do comportamento, Ana Beatriz Barbosa e Silva, escreveu o livro bullying e foi ao programa Marília Gabriela entrevista..., no canal fechado GNT, para falar sobre o assunto.

Como pedagoga, acho importante pais e professores estudarem o tema, para saber como lidar com esse problema tanto em sala de aula, como dentro de casa, perceber alterações de comportamento e humor nas crianças e encontrar maneiras para solucionar isso. É importante que as famílias e toda a equipe escolar (e me refiro a professores, coordenação e direção) estejam engajadas no assunto, para promover uma melhor identificação e solução do problema.

Se um jovem decide prestar vestibular para o curso de pedagogia e, a partir disso, torna-se professor, o mesmo deve pesquisar, estudar e entender todos esses assuntos relacionados a área. Ser professor é muito mais do que dar aula, é entender sobre comportamentos e facilitar a aprendizagem e a vida do aluno no ambiente escolar.

De acordo com a médica, boa parte da população brasileira ainda não tem um entendimento real sobre o bullying: “Tem gente ainda que confunde bullying com bulimia, que é a questão da alimentação e não tem nada a ver. O que a gente está tentando e acho que isso está sendo muito bacana, é uma campanha nacional esclarecendo o que é o bullying e também deixando claro que bullying é toda a violência, todo preconceito, tudo o que impede as pessoas de terem uma vida escolar saudável”.

Durante a entrevista, Ana Beatriz também aponta os sintomas que crianças e adolescentes transmitem quando são alvo de bullying, principalmente no momento em que a vítima vai à escola ou no domingo à noite, por exemplo.

A médica ainda comenta sobre o alcoolismo na adolescência, mostra os males que a bebida pode causar aos jovens e de que forma o assunto também está relacionado ao bullying.

Acredito que essa entrevista será de grande valia para pais e professores e espero que vocês possam esclarecer algumas dúvidas. Abaixo estão os links dos vídeos, o programa é dividido em 4 partes e cada vídeo refere-se a um bloco.

Beijinhos e até a próxima,
Tia Bia.


1º bloco: http://www.youtube.com/watch?v=Tavy3pwBUfI



Nenhum comentário:

Postar um comentário