segunda-feira, 4 de novembro de 2013

FEIRA DA CULTURA - TEMA: BRASIL

Olá, amores!

Já faz um tempinho que aconteceu a feira da cultura na escola em que trabalho. Devo dizer que foi muito legal, pois o tema que escolhi para a minha turma foi nada mais, nada menos que Brasil. Um assunto riquíssimo, capaz de abordar diversas áreas do conhecimento e de fácil entendimento para os alunos da faixa etária dos meus, que é de 7 e 8 anos.

Dividi a minha turma em seis grupos: Amazônia, Cristo Redentor (ou, se você preferir, poderá abordar os pontos turísticos de uma forma geral. Eu falei sobre o Cristo porque ele é uma das sete maravilhas do mundo), Comidas típicas, Esportes, Festas típicas e Jogos (atividades feitas com os convidados).

Veja algumas fotos tiradas no evento.

1 - Grupo das festas populares brasileiras. Foram abordadas as festas: carnaval, festa junina, frevo e bumba meu boi. (Antes de confeccionar as atividades, eu inseri no planejamento, aulas sobre essas festas, preparei folhinhas xerocadas com exercícios e tudo, pois não considero ideal fazer atividades só por fazer, principalmente para uma feira cultural. Acredito que toda atividade tem que ter um cunho pedagógico. Quando preparei as folhinhas no Word, fiz uma pesquisa sobre cada tema, então elaborei um texto com perguntas sobre cada festa. Esses trabalhinhos foram feitos em dias diferentes, cada festa foi abordada em um dia diferente, de acordo com o planejamento).




2 - Grupo dos jogos. Foi o último stand da apresentação, os convidados chegavam e participavam de brincadeiras como: jogo da memória, quebra-cabeça e quiz. Em seguida, recebiam a lembrancinha, uma arara azul feita com EVA e ímã.




3 - Grupo dos esportes. Foram abordados os seguintes esportes: futebol, vôlei, automobilismo e ginástica olímpica. (Também preparei folhinhas explicativas e com exercícios, falando sobre esses esportes. Cada dia da semana, falamos sobre um esporte diferente).


 




4 - Grupo do Cristo Redentor. Nesse stand foram abordadas muitas curiosidades sobre o monumento,  símbolo da cidade do Rio de Janeiro. (Também preparei folhinhas explicativas e com exercícios sobre a história do Cristo Redentor).





Os alunos também escreveram postais para seus familiares. Incluí no planejamento para que cada criança levasse um cartão postal com a imagem do Cristo Redentor. Nessa aula aprendemos a como escrever em postais e para que servem.


5 - Grupo das comidas típicas. Os pratos típicos abordados nesse stand foram: brigadeiro (você sabia que esse doce é totalmente brasileiro? Os alunos prepararam essa delícia e ainda descobrimos a história desse doce que faz tanto sucesso), acarajé, açaí, churrasco e feijoada. No planejamento, coloquei um dia para prepararmos brigadeiro, fizemos leitura dos rótulos dos ingredientes, localizamos o nome do ingrediente, sua marca, peso e data de validade. Depois que preparamos os brigadeiros, entreguei uma folhinha explicativa e com perguntas sobre a história desse doce.






6 - Grupo da Amazônia. Nesse stand abordamos os seguintes assuntos: biodiversidade, desmatamento, biopirataria e animais em extinção.  Para cada assunto, elaborei uma folhinha explicativa e com exercícios, para que eles pudessem compreender bem o assunto.







7 - Painel temático (ficou no quadro): bandeira feita com reaproveitamento de materiais. Para fazer, juntamos 4 cartolinas verdes, tampinhas azuis, caixa de leite (que pintamos de amarelo) e garrafas pet na cor verde, que cortamos em tiras curtas e grossas e colamos com fita adesiva. Para fazer a faixa, utilizamos caixa de leite, pintamos com guache amarelo e escrevemos a frase com cola colorida verde. Todo o material foi solicitado aos alunos, através de um bilhete na agenda.




9 - Entrada da sala: Bandeira do Brasil com tiras de TNT penduradas na porta, nas mesmas cores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário