quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Férias se aproximando, mas não podemos esquecer de...

Boa noite, pessoas lindas da minha vida! \o/

As férias escolares estão chegando, porém, mesmo com a maior parte do tempo voltada para brincadeiras, passeios e diversão, não podemos esquecer de reservar uma parte para leitura e cálculos, para não "enferrujar". É impressionante como as crianças ficam um pouco travadas, quando retornam de um feriadão ou de um recesso de 7 dias, e quem dirá depois de longos 30 dias de férias.

Para que isso não aconteça, é preciso reservar durante a rotina da criança, um tempo só para leitura ou atividades que exijam uma determinada concentração (sem ser videogame, né, gente? rs), aí vão algumas dicas:

  • Escrever histórias. Que tal escrever um livrinho ou gibi? Escreva, ilustre, junte as folhinhas e depois é só grampear e fazer uma tarde de autógrafos.
  • Fazer as atividades de uma revista de passatempo;
  • Preparar a lista de compras do supermercado da mamãe e ir com ela para comprar os produtos, sempre lendo os rótulos, as marcas e a data de validade;
  • Também é válido brincar de escolinha, forca;
  • Se quiserem ir ao cinema, deixe a criança procurar o filme no site, ler a sinopse e responder do que se trata;
  • Ótima dica, também, é preparar um bolo, gelatina, brigadeiro ou qualquer receita simples de fazer (sempre com a ajuda de um adulto), mostre a receita, peça para a criança separar os ingredientes, ler o passo a passo do modo de preparo e pronto, ela se sentirá uma verdadeira mestre cuca! rs. E ela ainda estará em contato com outros gêneros textuais;
  • Que tal comprar um livro de piadas ou procurar algumas na internet e montar o seu próprio livro? Depois é só juntar os amigos e se divertir!
  • Se a mamãe for à feira, leve a criança junto, dê a ela a chance de pedir os alimentos ao feirante, isso é importante para o seu desenvolvimento, e deixe-a calcular quanto irá gastar, por exemplo: "1 caixa de morango custa 3 reais, nós levaremos duas caixas, então quantos reais vamos gastar?". É importante deixar a criança, a partir de 7 anos, manusear o dinheiro, saber quais cédulas existem, fazer trocas de dinheiro. Não esqueça, também, de deixá-la contar os centavos e deixar bem claro a diferença entre os reais e centavos. Mostre que quando juntamos 100 centavos, é porque formamos 1 real. É importante a criança começar a ter esse envolvimento com o dinheiro e, muitas vezes, ter um cofrinho e uma pequena mesada (apenas simbólica) já ajudam bastante.
Enfim, o importante é não deixar de praticar a leitura e a matemática, para que no início do próximo ano letivo a criança não sinta dificuldades e se for feita de um jeito divertido, o resultado será muito mais significativo.

Para finalizar, deixo aqui um site com ótimas dicas de livros para idades que variam de 2 anos até os 18. Vale a pena conferir! O link encontra-se abaixo.

Beijinhos,
Tia Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário