quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA

 Boa noite, galera!
 
Acabei de comentar com a minha mãe que lidar com crianças é muito fácil, basta querer e isso serve tanto para professores, como para os pais. Já faz um tempinho que me tornei membro de um aplicativo chamado Bitstrips (clique nas fotos para ampliar), com ele, é possível criar histórias em quadrinhos com os seus amigos do facebook, a pessoa pode criar personagem, escolhe roupas, cenário das histórias, etc. Bom, virei membro para motivar os meus alunos a escreverem, pois ainda estão em período de alfabetização e, precisam ler e escrever constantemente, criando assim, um hábito e o gosto pela leitura. Conversei com eles, elogiei quem já tinha, disse que iria criar o meu Bitstrip e que era para os outros criarem também, que seria ótimo e para me marcarem em suas historinhas para que eu pudesse ler.

Pois bem, comecei a ver na timeline um monte de histórias que eles criaram, uma atrás da outra e, junto com isso, criei a "Biblioteca Nacional" na nossa sala, que sempre quando sobra um tempinho, distribuo gibis para cada um ler. É interessante observar o silêncio pairando no ar, as risadas surgindo através da diversão que os gibis proporcionam e os olhinhos fixos nas páginas coloridas e cheias de desenhos. 
 
Poucas semanas depois, passei a ver muitos alunos levando gibis para a minha sala de aula, perguntando durante o recreio:
 
- Tia, já terminei de lanchar, posso ler o gibi que eu trouxe?
- Pode, claro!
Ou:
- Tia, se sobrar tempo, você faz a Biblioteca Nacional de novo?
- Com certeza!
 
Sem contar que alguns já começaram a fazer posts com um resumo das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem, escrito por eles mesmos.
 
Enfim, o que quero dizer nesse post é que crianças são muito previsíveis, se você estimulá-las, com certeza dará certo, ainda mais se a motivação tiver relação com computadores, tablets e tudo mais que a tecnologia oferece, afinal, as crianças nasceram nessa era e temos que aproveitar isso para o desenvolvimento dos pequenos, para que possam trabalhar o pedagógico juntamente com o lúdico e, tão logo, conseguirem fazer pequenos textos como o que segue abaixo (depois posto outras), usando ideias claras, visões diferentes, usando parágrafo, vírgula, ponto final e saindo daquele vocabulário básico (levando sempre em consideração a faixa etária da criança):

Você já pensou em qual profissão quer ter? De qual você gosta mais? Escreva um pequeno texto sobre a profissão que você imagina ter e o motivo dela ser tão importante para a população:

R: "É importante ter uma profissão porque MOSTRA QUE CADA UM DE NÓS TEM UM TALENTO e isso é legal, que nem no encontro artístico.
Eu quero ser uma grande estilista e estilista faz roupas FABULOSAS, porque eu já faço desenhos de vestidos lindos, com conjuntos lindos de acessórios, o nome da loja e amo rosa."
 
Enfim, o fim do ano letivo está chegando e eu posso respirar fundo e ter plena consciência de que a minha missão, em sala de aula, foi bem concluída.
 
Beijinhos,
Tia Bia. 
 




2 comentários: