quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A TURMA A CUIDAR DO LIXO

Boa noite, amadinhos! Hoje vamos falar de lixo!

Sempre tive muita preocupação em conscientizar os alunos em relação ao lixo, mas não apenas conversando com eles, pois eles têm apenas 7 anos, precisam mesmo é de exemplos e referências do que é certo e errado. Meu real objetivo é modificar o modo como eles veem o lixo, de como devemos lidar com isso. Que não é simplesmente sair jogando lixo pela rua, é levá-los a perceber e compreender que isso é algo ruim e que pode ocasionar grandes impactos negativos para o meio ambiente e para as pessoas, que sofrem com as "respostas" que a natureza nos dá. Costumo dizer sempre pra eles que se fizermos o bem, receberemos o bem, mas se fizermos o mal, receberemos o mal.
Enfim, levo isso muito a sério, não somente como professora que transmite conhecimento para os alunos, mas tenho toda essa preocupação como cidadã, pois não consigo jogar nada na rua. Se como um chocolate e não tem lixeira na rua, guardo o papel na bolsa, na mochila ou no bolso da calça até chegar em casa. Não gosto de ir embora e deixar minha sala de aula toda suja, pois não é pelo fato de ter alguém da limpeza para limpar, que podemos deixar tudo sujo. Não é assim que funciona, acredito que somos responsáveis pelo lixo que criamos. Para mim, é questão de EDUCAÇÃO e RESPEITO.

Então, hoje posto aqui algumas fotos de como a minha sala de aula fica no final do dia e as estratégias que criei para que as crianças compreendessem a importância desse assunto:

Primeiro momento: Conversei muuuito com eles sobre pessoas que vejo jogando lixo na rua, citei vários exemplos e perguntei se eles já haviam visto algo do tipo. Todo dia eu chegava na sala de aula e contava uma situação diferente de lixo na rua. Uma vez, até citei a minha mãe, que abriu um chiclete no carro e ia jogar o papel pela janela. Contei pra eles que eu briguei com a minha mãe e não a deixei praticar esse ato. Isso é importante para que eles vejam que às vezes, até mesmo nossos familiares cometem esses erros e não é por que são crianças, que eles não podem intervir. Eles podem e devem!

Segundo momento: Decidi fazer uma experiência com eles. Levei duas peneiras, dois potes de sorvete, uma garrafa pet cheia de água, pedras, folhas, papéis, embalagens de biscoito, etc. Pedi para que eles imaginassem que as peneiras fossem os bueiros de rua e, os potes, o esgoto. Peguei a primeira peneira, coloquei em cima do primeiro pote e joguei água. Eles observaram que a água passou facilmente pela peneira e caiu no pote, então expliquei que quando a rua está limpa, toda a água da chuva vai diretamente para o esgoto. Em seguida peguei a outra peneira e o outro pote, mas dentro da peneira coloquei pedras, folhas de árvores, papéis de bala, embalagens de produtos, etc e joguei a água. Eles observaram que a água demorou para escoar e eu expliquei que é exatamente isso que provoca as enchentes. Quando jogamos lixo na rua, o lixo vai se acumulando e quando chove, a força da água vai levando todo o lixo em direção aos bueiros e acaba tapando a entrando dos bueiros, não deixando a água entrar.

Terceiro momento: A lixeira da nossa sala de aula é pequena, portanto devemos utilizá-la de forma inteligente para que o lixo não fique transbordando e deixando um ambiente desagradável. Então, observei que a lixeira ficava constantemente transbordada e acumulando lixo pelos lados, até por que, os alunos lancham dentro de sala e só vão para o recreio após se alimentarem. A partir daí, conversei com eles novamente sobre os cuidados que devemos ter com o lixo e apontei para a lixeira da nossa sala. Mostrei a eles que se amontoarmos tudo não solucionará o problema, pois a sala continuará suja devido ao tamanho da cesta. Então, sugeri que eles colocassem copos dentro de copos, papéis dentro de embalagens maiores, canudos dentro de garrafinhas e por aí vai. E então a cada dia eu selecionava 3 alunos para serem os responsáveis pelo lixo, eram eles que após todo lanche, recolhiam e organizavam como tudo deveria ficar guardado na lixeira, eu nem interferia e no final, eu elogiava, tirava uma foto e eles ficavam se sentindo rsrs. Eles sempre me perguntavam: "Tia, quem vai cuidar da lixeira hoje?" rsrs. Após toda a coleta e a organização do lixo, os três vão ao banheiro para lavar as mãos.

Quarto momento: Para deixar tudo mais divertido, criei uma musiquinha contendo o nome da faxineira da nossa sala (vocês podem colocar qualquer nome, até mesmo o de vocês), pra ser algo realmente vivido por eles. Enquanto cantamos juntos, vamos catando o lixo "grosso", ou seja, o lixo que realmente está em evidência, coisas "grandes", senão eles varrem o chão com a mão, catando as miudezas e aí as mãozinhas ficam todas sujas e não é esse o objetivo rsrs. Mas isso só fazemos se a sala estiver sujinha, o que NÃO acontece frequentemente.

Eis a música que eles adoram e vivem cantando. Ahhh, também posto a foto de como fica a nossa sala no fim de todas as aulas. E a Tia Rosa pode provar rs.

"VAMOS AJUDAR A TIA ROSA
NA NOSSA TURMA NÃO TEM LIXO NO CHÃO (duas palminhas)
VAMOS AJUDAR A TIA ROSA
PORQUE NA VIDA TEM QUE TER EDUCAÇÃO" (duas palminhas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário