terça-feira, 31 de julho de 2012

O que acontece no cérebro enquanto aprendemos outro idioma?

Boa noite, pessoas!

Alguém já parou pra pensar sobre o que acontece no nosso cérebro enquanto realizamos alguma atividade? Confesso que todo tipo de assunto ligado a neurociência me interessa bastante, acho o nosso cérebro completamente fascinante.
 Segundo uma reportagem da Revista Superinteressante, aprender uma segunda língua altera a massa cinzenta do cérebro, a área que concentra a "cabeça" dos neurônios e processa toda a informação. O processo é parecido com a prática de exercícios físicos: quanto mais treinamento, mais os músculos aumentam. Milhares de sinapses e redes de conexões se formam durante o aprendizado para fixar as novas palavras e os novos sons. Isso acontece em diversas áreas do cérebro, mas principalmente em duas delas: a Área de Wenicke (responsável pela compreensão do que o outro fala) e a Área de Broca (que coordena a nossa habilidade de falar). Nosso cérebro guarda para sempre na memória as informações que usamos com frequência. Quanto mais ouvimos escrevemos e falamos uma língua nova, mais conexões se formam entre os neurônios e ao praticarmos mais cada estrutura e cada palavra, mais elas se fortalecem e se fixam em nossa cabeça.

Por que as crianças aprendem mais facilmente?

Quando se aprende um novo idioma na infância, a língua materna e o novo idioma se misturam na mesma área, uma vez que o papel de cada região cerebral ainda não está bem definido e as redes de neurônios se formam com maior velocidade.
Quando se aprende a língua depois de adulto, as funções de cada área já estão mais determinadas, por isso o cérebro acaba usando locais separados para cada uma delas.
Portanto, tudo isso parece difícil depois de adulto. Mas só parece. Na verdade o cérebro só precisa se exercitar por mais tempo do que quando se é criança.

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