sexta-feira, 18 de maio de 2012

Medalha às professoras


Boa noite, pessoal!

Estava lendo o site de uma das revistas que mais gosto, a Revista Educação, e decidi compartilhar essa ótima notícia com vocês. Vamos valorizar os nossos professores!

Com a entrega da Ordem Nacional do Mérito a onze educadoras, o governo federal acena para a valorização docente.


Criada em 1946 pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, a Ordem Nacional do Mérito se configurou, ao longo dos anos, como uma das mais importantes honrarias do país. Até março deste ano, a condecoração nunca havia sido concedida a mulheres. Aproveitando o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a presidência da República decidiu prestar uma dupla homenagem: entregou a Ordem a onze educadoras brasileiras que atuam nas mais variadas áreas.

Segundo o decreto-lei nº 9.732, a Ordem Nacional do Mérito "é conferida a brasileiros que por suas virtudes e méritos excepcionais se tenham tornado merecedores desta distinção". A honraria possui quatro graus: de cavaleiro, comendador, grande oficial e grã-cruz. A recebida pelas onze professoras confere a elas o título de cavaleiras. Durante a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff lembrou que, do total de 1,8 milhão de professores em todo o país, 1,6 milhão são mulheres. Essa taxa expressiva de 81% mostra que a mulher é quem, literalmente, sustenta a educação brasileira. Reconhecer a mulher professora, segundo a presidente, é um ato simbólico "que também valoriza os professores de todo o Brasil".

As homenagens foram prestadas pelo tempo de magistério ou porque essas profissionais atuaram de forma significativa em áreas como ensino superior, na educação indígena, na alfabetização de adultos, em escolas em área de risco, na busca pela igualdade racial na educação, na educação infantil, em escolas com baixo Ideb e na inclusão escolar.

Para ler o perfeil das homenageadas, vale a pena conferir no sitte: revistaeducacao.uol.com.br/textos/171/medalha-as-professoras-234974-1.asp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário