segunda-feira, 18 de setembro de 2017

LETRA C

Oi, gente! Hoje estou postando algumas atividades com a letra C, é só clicar em cima para ampliar a imagem.

Beijinhos,
Tia Bia



quinta-feira, 14 de setembro de 2017

SOLETRANDO


Oi, gennnte!!! Tudo bem?

Bom, hoje eu gravei um vídeo explicando como vocês podem fazer uma atividade que tem sido bem proveitosa na minha turma, o Soletrando! Vocês já devem conhecer o objetivo dessa brincadeira, né? Mais abaixo vocês poderão conferir o vídeo.

Levando em conta que a minha turma possui crianças de 7 anos, eu decidi dividir o Soletrando em duas partes:

Primeira parte: eu escrevia várias palavras no quadro e escolhia a criança que falaria determinada palavra, pois há crianças com maior dificuldade que outras e não seria justo soletrar algo difícil. Depois disso, dou 3 minutos para os alunos estudarem a sua palavra e então, eu apago tudo que estiver no quadro. Então eu falo dividindo as sílabas e peço pra criança soletrar pra mim. Era assim que eu fazia.

Segunda parte: o nível de dificuldade aumentou e sempre no dia anterior, peço para as crianças anotarem na agenda "estudar palavras com r e rr", por exemplo, ou qualquer outra dificuldade ortográfica que eu estiver trabalhando em sala. Aí eles estudam em casa e quando voltam para a escola, eu escolho uma palavra sem eles saberem e o aluno terá que saber se é com r ou rr, enfim. Vale ressaltar que eu também peço para eles colocarem os acentos, dizerem o nome do acento e onde ele deve ficar. É difícil, mas eles conseguem. 

Aqueles que erram a palavra, eu escrevo no quadro a forma como foi soletrada e falo para o aluno identificar o seu erro, isso é um processo muito importante e não pode ser deixado de lado.

Enfim, pessoal, é isso. No vídeo abaixo eu explico melhor pra vocês.

Beijinhos,
Tia Bia


terça-feira, 12 de setembro de 2017

LETRA B

Oi, pessoal!

Seguem algumas atividades sobre a letra B para turmas de alfabetização. É só clicar na foto para ampliar.

Acesse também a página do Blog da Tia Bia no Facebook e o canal no YouTube.

Beijinhos,
Tia Bia






domingo, 27 de agosto de 2017

DESTAQUE DO DIA

Oi, geeente!!!

Bom, hoje vim falar do Destaque do Dia, uma estratégia de trabalho que criei com a primeira turma que tive e nunca mais parei de fazer, pois realmente me ajudou muito a melhorar o comportamento dos alunos.

Bom, funciona assim...
Eu confecciono um quadro escrito Destaque do Dia, plaquinhas com os nomes das crianças e uma tabela feita no Excel com os nomes dos alunos e os dias do mês. Aqueles que cumprirem os combinados da turma, entram para o destaque, ou seja, coloco a plaquinha com o seu nome no quadro e no fim do dia, aqueles que conseguiram permanecer a aula toda no destaque, marca um ponto na tabela e ganham direitos como brincar nos 10 minutos finais do dia e vir primeiro na hora de formar para o recreio ou para a saída, fora os inúmeros elogios que recebem de mim rs. Conforme os dias vão passando, as crianças vão acompanhando o seu desenvolvimento na tabela e no fim do mês, aquele que tiver mais pontos ganha um kit que eu preparo, que vem com: certificado de aluno nota 10 do mês em questão, gibi, bala e um pequeno mimo, que pode ser uma bolsinha, um estojo, um brinquedinho, enfim.

Tenho obtido muito sucesso com essa estratégia em todas as turmas que já tive, o comportamento de vários alunos melhorou consideravelmente, mas é claro que vale ressaltar, que não consegui esse resultado do dia pra noite, leva um certo tempo até a turma inteira compreender.

Enfim, pessoal, é isso! O que acharam? Você tem uma metodologia de manejo de comportamento também? Comente, dê suas sugestões!

Acesse também a página do Blog no Facebook e o canal no Youtube

Beijinhos,
Tia Bia



quinta-feira, 17 de agosto de 2017

HORA DO RELAXAMENTO

Oi, gente!!!

Olha, vou contar pra vocês que eu sofri muito logo nas primeiras semanas do ano letivo, pois percebi que a minha turminha chegava do recreio agitadíssima e a aula não rendia. Então, comecei a ler sobre meditação nas escolas e achei muito legal, porém, não tenho muito tempo disponível para fazer isso com as crianças, por isso optei pelo relaxamento. Funciona assim, eu tenho uma caixinha de som portátil, que cabe na minha mão, coloco um pen drive cheio de músicas do Kenny G, apago as luzes e pronto, escolho uma música para tocar. Aqui abaixo tem um pedacinho do relaxamento que faço. Confesso que nas primeiras vezes, os alunos estranharam um pouco, porém logo foram se acostumando e hoje adoram. E nas minhas aulas, essa técnica funciona sempre! As crianças ficam mais calmas e a aula flui!

E aí, o que acharam? Já fez ou faz ainda essa técnica com a sua turma também? Deixe seus comentários e sugestões. Acesse a página do Blog no Facebook e o canal no Youtube.


sábado, 12 de agosto de 2017

AULA DE CIDADANIA

Oi, geeeente!!!

Essa semana, em estudos sociais, tivemos uma aula de cidadania. Falei com a turma sobre alguns documentos (carteira de identidade, certidão de nascimento e cartão de vacinação) e também mostrei que cada um possui uma digital diferente. E para tudo ficar mais divertido, confeccionei com as crianças uma carteira de identidade de mentirinha, nem preciso dizer que elas adoraram né?! rsrs. Elas amaram assinar e carimbar o dedinho! Usarei essas carteirinhas em determinadas atividades da nossa rotina escolar, por exemplo, quando a turma realizar empréstimo de livros, entre outras.

E aí, o que você achou? Comente, deixe suas sugestões! Acesse também a página do Blog da Tia Bia no Facebook e o canal no Youtube.




segunda-feira, 31 de julho de 2017

PARÓDIA MESES DO ANO

Oi, gente! Tudo bem?

Tem paródia nova fresquinha! Dessa vez, usei a música "Cheguei", da cantora Ludmilla, para falar sobre os meses do ano. Se você gostou, curta e compartilhe com outros professores.

Beijinhos,
Tia Bia